01 março 2014

MEU AMOR POR PEÔNIAS

Todo mundo tem aquela flor preferida, que só de ver ela nas ruas ou em qualquer outro lugar da vontade de chorar e correr para pegar. Então decidi falar sobre minha flor preferida que é a peônía. 

As peônias não são muito conhecidas aqui no Brasil, mas é claro que tem. Quando eu comecei a ler a série de livros Fallen da Lauren Kate (escrevi sobre essa série, para ver clique aqui), eu me apaixonei pela flor sem nem saber o significado dela. Foi amor a primeira lida haha. Depois de umas Semanas pesquisei sobre o significado dela, e eu achei tão eu. Eu não sei como dizer muito bem, a só sei que me identifiquei muito com ela. Então confira tudo sobre ela abaixo:

Sinceridade - timidez - Vergonha - Felicidade - Casamento Ideal - Vida Feliz

Nome científico: Paeonia sp
Família: Paeoniaceae
Em Nome populares: peônias
Etimologia: Seu Nome deriva do Grego Peone - deus da medicina
Origem: Ásia, Sul da Europa e Oeste da América do Norte

Curiosidades 

Essas flores são grandes, perfumadas delicadamente, podendo ser simples, semidobradas e dobradas, de núcleos muito variados, surgindo na primavera-Verão.

O gênero peônias compreende cerca de 80 espécies, entre plantas herbáceas e lenhosas. Ocorrem também diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções, principalmente na China, onde é uma importante planta ornamental, sendo considerada símbolo nacional. 

Apresentando propriedades medicinais, de forma Geral, as peônias são usadas contra febre, dor, sangramentos, feridas, hemorragias e hemorroidas. Tem como propriedades serviços vasoconstritor e anti-espasmódica. As partes utilizadas são folhas e raízes. A especie peônía latiflora é utilizada no tratamento de convulsões.   

As peônias de pétalas vermelhas foram chamadas na Europa de flor que "levantou-se sem espinhos" e foi usada como maneira de consultar a Virgem Maria. Na época dos gregos antigos, era associada a curas populares e, no mundo ocidental , mantêm espíritos maus ausentes.

Na China foram consideradas como simbolo de riqueza, de boa fortuna e de prosperidade. Na cultura japonesa, simboliza sorte e atitude masculina.

Por ser uma grande flor, é muito utilizada em decorações de buquês.

As peônias florescem no inicio de da primavera até meados do verão. Muito conhecidas e veneradas no Mediterrâneo ao Extremo Oriente, a peônía é ligada a cura e à magia. Antigamente a flor era  usada como proteção contra espíritos malignos e desastres naturais.

Gostaram das peônías? Deixe um comentários da sua flor favorita. Beijinhos da Ka. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário